Blog

Valor Nutricional dos Alimentos: Macarrão e Massas


Os alimentos que compramos e consumimos geralmente vêm acompanhados de uma tabela nutricional, presente nos rótulos. Contudo, nem sempre é simples entender os dados, e as informações nutricionais são essenciais para a manutenção de uma dieta balanceada e um estilo de vida saudável.

Na editoria “Valor Nutricional dos Alimentos”, vou explicar os dados nutricionais de acordo com os grupos de alimentos, e de que formas – ou não – estes podem ser inclusos na dieta, começando com o macarrão e as massas!

Se você analisar atentamente, o macarrão e as demais massas não são muito mais do que uma combinação de farinha e água, cortada em diferentes formatos. A maior parte das calorias destes alimentos provém de carboidratos, entretanto, ao consultar a tabela nutricional, é possível identificar que determinadas variedades fornecem um bom valor nutricional na forma de grãos integrais, além de vários nutrientes.

O que muitas vezes não nos damos conta é que o macarrão e as massas produzidos com farinha refinada (tradicional), contém valor nutricional inferior às variedades integrais. Confira na tabela abaixo dois tipos de macarrão e massas e suas informações nutricionais:

As famosas calorias (Kcal) são a unidade de medida utilizada para expressar o quanto de energia potencial contém em um determinado alimento, assim como o Celsius e o Fahrenheit expressam a energia térmica. No caso das calorias, estas podem ter sua origem nas moléculas de carboidrato, proteína, gordura e álcool, sendo que cada 1 grama dessas moléculas liberará uma quantidade específica de calorias (Kcal). Confira:

  • 1 grama de Carboidratos = 4Kcal.
  • 1 grama de Proteínas = 4Kcal.
  • 1 grama de Gorduras = 9Kcal.
  • 1 grama de Álcool = 7Kcal.

Todavia, é importante lembrar que cada uma dessas moléculas, quando no interior do corpo humano, desencadeará cadeias de reações químicas diferentes umas das outras. Desse modo, o mais importante não é quantas calorias estão contidas em 1 grama do macronutriente, mas o quanto a sua presença no corpo afeta o metabolismo.